SEO, Otimização para mecanismo de busca

 SEO, Otimização para mecanismo de busca, conceitos básicos

imagem: SEO, Otimização para mecanismo de busca

O Seo é um conjunto de regras para fazer com que um website fique mais bem colocado nos mecanismos de busca. O maior robô de busca sem dúvida, é o do Google, sabendo disso os desenvolvedores de conteúdos para a web, fazem uso de um conjunto de técnicas de Seo, para deixar suas páginas web mais bem colocadas e ranqueadas. O principal requisito para bom ranqueamento é a criação de sites bem feitos. Um trabalho bem feito, passa pela criação de metas tags como a description, que é a descrição do seu site, deve conter no máximo 180 caracteres, falando do conteúdo de sua página.

O uso de tag KeyWords, para alguns de ser usadas, para outros não, as KeyWords são palavras chaves que o seu site pode ser encontrado pelo Google, exemplo de site de venda de carros: “carros, novos, parcelados, ipva grátis, teste drive, ar, Feira de Santana,”. Esse é um exemplo do uso da tag KeyWords, usar ou não está tag é uma escolha sua.

Todos os sites criados na atualidade deve ser em html5 e ser responsivo, todo documento em html5 começa com a tag, !doctype html o meta charset utf-8, indica para o navegador o site está em português do Brasil, aceita os acentos, a não utilização do meta charset utf-8, vai deixar os textos desconfigurados e aparecerão estrelas no lugar das letras acentuadas.

Uso da tag Author, é importante para que o Google veja que o nome do autor daquele site.

Uso da tag title é muito importante como outas já citadas, um trabalho bem feito, não pode ficar sem a tag title, é o titulo da página vai aparecer na barra do navegador, o titulo não deve ser muito grande, de for que o Google vai começar ler da esquerda para a direita, o que está mais a direita vai ser menos relevantes.

Uso da tag viewport, para sites com framewok Bootstrap.

Uso de favicon, é muito importante, é a imagem em miniatura que aparece ao lado do titulo da página, em alguns cms, como o bootstrap a imagem deve ser quadra, depois de ser renderizada, fica circular.

Todas as tags citadas nesta publicação não vai aparacer no conteúdo do site, vai ser lidas pelos mecanismos de busca, serve para melhorar ranqueamento, as exceções são as tags title, o titulo da página e o favicon, essas duas pode ser vistas pelo usuário de seu site, embora reafirmo, não farão parte do seu conteúdo por si mesmo.

Como deixar seu site otimizado para os mecanismos de busca 

Tags do corpo da página

A principal tag do corpo da página é o h1, o título da página de ser único, você não pode repetir o título. O h1, tem abertura e fechamento da tag; o h1 é precedido do h2, que o subtitulo da página e por sua vez tem o h3, até o h6, obedecendo uma hierarquia, para auxiliar no posicionamento do seu site, use de forma inteligente as tags, h1, h2, h3, h4, h5 e o h6. Para os mecanismos de buscas, o importante é o h1, seguido pelo h2, assim por diante.

Os links devem ser criados dentro das listas ordenadas.

A tag serve para deixar o conteúdo da página conforme foi digitado.

Todo o conteúdo da página deve estar dentro da tag , o conteúdo deve ser único, quanto mais informações tiver é melhor, você não deve copiar, de outros sites ou qualquer tipo de publicação, o conteúdo da página, em html5, deve estar dentro que tem como fechamento , e dentro de um paragrafo .

Um bom artigo deve ter fontes confiáveis, para passar credibilidade. É muito importante fazer uma publicação que traga algo a mais para sua audiência.

As tags das imagens, alt e title, alt serva para a acessibilidade, é muito importante para melhorar a colocação do seu site, deve conter a descrição da sua imagem, exemplo de uma imagem de carro vermelho com quatro portas: 'Carro vermelho chinês com quatro portas, com rodas de liga leve'; a alt não aparecer para o usuário do site; já o title, aparece quando você passa o mause sobre a imagem, deve conter o título da img. A imagem em html5, deve estar dentro de figure.


Postagem Anterior Próxima Postagem