A principal distribuição Linux em 2023, criada por brasileiros é o BigLinux
BigLinux foi criada pelo brasileiro Bruno Gonçalves, o BigLinux é uma distribuição brasileira baseada no Ubuntu. Ela é projetada para ser amigável para iniciantes e possui uma interface gráfica personalizada com várias modificações para facilitar o uso. O BigLinux também inclui uma seleção de aplicativos populares e suporte à língua portuguesa.
DuZeru foi criada por João Ferro, o DuZeru é uma distribuição brasileira que tem como objetivo oferecer uma alternativa leve e fácil de usar. Ela é baseada no Debian e utiliza o ambiente de desktop MATE.
Ubuntu-BR é uma variante oficial do Ubuntu com foco na comunidade brasileira. Ele fornece suporte à língua portuguesa e inclui alguns ajustes e aplicativos adicionais voltados para usuários brasileiros.
Linux Educacional foi desenvolvido pelo Ministério da Educação do Brasil, é uma distribuição voltada para uso em instituições de ensino. Possui recursos educacionais e aplicativos específicos para facilitar o aprendizado.
Kurumin distribuição popular no Brasil no passado, o Kurumin era baseado no Knoppix e oferecia uma experiência fácil de usar para iniciantes em Linux. Embora não esteja mais ativamente em desenvolvimento, ainda é lembrado por sua contribuição à comunidade brasileira de software livre.
(O Kurumin foi descontinuado em 2007)
